O trabalho de pesquisa “Impacto da Ação Humana sobre o Meio Ambiente: um estudo com base na Agenda 21”, do Programa Aprender com Cultura e Extensão, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, foi aceito como um dos participantes da Rio + 20, na Categoria ONGs, dentro dos chamados Grupos Maiores. Foi muito importante o reconhecimento do aceite desse trabalho, que representou a Universidade de São Paulo no contexto do Evento Oficial, o que nos permitiu frequentar as atividades organizadas pela ONU entre os dias 19 a 21 de junho de 2012.

No dia 18 de junho, apresentamos o trabalho, através de banners e entrevistas, no Pier Mauá , onde estava o estande da USP. A pesquisa realizou o levantamento das ações brasileiras relacionadas ao desenvolvimento sustentável e a questões socioambientais, de 1992 (ECO 92) até 2012 (Rio +20) Como resultados, podemos ressaltar um número de 160 ações efetivadas pelo governo e pela sociedade civil (também ações conjuntas entre a sociedade civil e o governo). O trabalho apontou a “Agenda 21” como o principal resultado da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (ECO 92).

A equipe do projeto é formada pela Profa. Dra. Lucilene Cury da ECA/USP, coordenadora da Pequisa,, a orientanda de Pós-Graduação Carmen Lúcia Melges Elias Gattás, que desenvolve estudos de Doutorado sobre o tema dos Resíduos Sólidos e O Meio Ambiente e a bolsista de Iniciação Científica do Programa Aprender com Cultura e Extensão, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP , Marcela Miranda Francisco(EACH/USP).

Foto do estande da USP 

Fotos do trabalho apresentado

 

Flagrantes do Evento na Cúpula dos Povos e no Riocentro